terça-feira, 24 de maio de 2011

Falando sobre Jorge Forbes

 Jorge Forbes é psicanalista e médico psiquiatra,em São Paulo.
Mestre e doutor em Psicanálise; Universidade de Paris VIII e Universidade Federal do Rio de Janeiro, respectivamente.
 É conhecido por ser um dos principais introdutores do pensamento de Jacques Lacan no Brasil,Jorge Forbes freqüentou os seminários de Lacan em Paris,de 1976 a 1981.Teve participação fundamental na criação da Escola Brasileira de Psicanálise,do qual foi o primeiro diretor-geral.
 Preside o IPLA-Instituto de Psicanálise Lacaniana e o Projeto Análise,que visa responder e apresentar questões da Sociedade atual,mostrando assim a todos que a diversidade dos campos de ação da Psicanálise é enorme,e que a mesma pode trazer respostas de forma satisfatórias,através de argumentos justificados em teses científicas. 
Jorge Forbes também é Analista Membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Escola Européia de Psicanálise.
 Possui vários artigos publicados no Brasil e no Exterior e é autor de vários livros,como Você quer o que você Deseja?,em que trata de uma psicanálise além da teoria do Complexo de Édipo,própria ao novo homem desbussolado da globalização.É co-autor de A Invenção do Futuro,em que pensa em soluções para viver nessa era de quebras de ideais.
Freqüentemente colabora com a grande imprensa,sendo curador e conferencista do Café Filosófico da CPFL-Tv Cultura.


 Quando a sociedade muda, você tem novas soluções e novos problemas. Antigamente, o jovem dizia que não tinha liberdade de escolha. Hoje, ele tem 
essa liberdade, mas se sente perdido. (J. Forbes)


 As pessoas querem ouvir a verdade do outro sobre si mesmas porque sempre acham que a verdade do outro é uma mentira sobre elas. E assim fazendo, ouvindo do outro, não ouvem a si mesmas. (J. Forbes)


>Significado da palavra preside: Terceira pessoa do singular do verbo presidir, que significa dirigir, comandar ou liderar no mais alto posto.
>Café Filosófico da CPFL é um programa transmitido pela TV Cultura as 19 horas da Sexta Feira,do qual Jorge Forbes já participou várias vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário